Contador de Visitas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Feste de São Cosme e Damião (Eres)

No dia 15 de Outubro de 2011, na TDU vovô Rei Congo foi realizada a tradicional festa de São Cosme e Damião ( Eres) , a festa começou as 17hrs com a abertura e logo em seguida passagem dos caboclos , Pena Verde, Tibiriçá, Girassol, Pena Branca, Arranca Toco, Flecheiro, Cabocla Yara, Sete Montanhas e a mediun Dirce do Caboclo Flecha Dourada que pelo motivo de problema no joelho  não pode traze-lo em terra mas que com certeza estava presente ,seguido da passagem dos pretos velhos e finalmente a chegada das nossas doces crianças, a festa contou também com a presença dos nossos Ogãs Alexsandro, Marcelo D'Osossi, Cristiano D'Oxalufã , Olivo D'Oxalufã e Matheus que deram ritmo a nossa linda festa .Como de tradiçao foram entregues as sacolinhas de doces a assistência que estava em peso para prestigiar as nossas crianças.

Queremos agradecer a todos que participaram da nossa primeira festa de São Cosme e Damião de muitas outras que virão, que todos os Eres nos tragam muita prosperidade, Paz , saude e que nos guiem com sua inocencia e doçura nessa trilha interminavel que é a nossa querida Umbanda.

Os Eres representam a alegria, a sinceridade, a inocência, tudo que é puro.
Representam as crianças, são alegres, travessos, manhosos, cheios de dengo e manias. São a síntese da pureza.
Geralmente são muito ligados a linha das almas ( pretos e pretas velhas), sempre pedindo suas bênçãos e se referindo à eles como vô e vó.
São apegados aos seus apetrechos. Cada um deles tem uma mania: chupetas, bonecas, carrinhos,bonés,marias-chiquinhas,travesseiros, talco, etc.
Sempre quando estão em terra esperam muitos agrados, adoram doces, guloseimas, balas, pirulitos e adoram um grande bolo todo confeitado e um "Parabéns à você" para eles cantarem e apagarem as velinhas.
São muito sensíveis, então, por esse motivo nunca devemos deixá-los vir sem uma festinha. Eles esperam por isso.
São entidade de grande sabedoria, que entre brincadeiras soltam as "verdades" que muitas vezes precisamos ouvir.
Para agradá-los sirva uma boa porção de doces regados a bastante mel, num parque ou num jardim bem florido. Com certeza eles virão para ouvir seus pedidos.


Muita Luz, saude , sabedoria e Paz

TDU vovô Rei Congo

Nenhum comentário:

Postar um comentário